A Clair Mapelli

Clair Mapelli

Especialista em consultoria e controladoria para o Terceiro Setor.

Clair Mapelli possui experiência como controller, conselheira, professora e consultora para startups. É fundadora e consultora da CMM consultoria em gestão para o Terceiro Setor.

Atualmente, também é conselheira fiscal na Sicredi Pioneira RS (gestão 2019-2022) e realiza trabalhos para adeqüação à LGPD.

Saiba mais no Linkedin

Trajetória da Clair Mapelli

  • 1998 - 2013

    Controller da Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS.
  • 2007 - 2013

    Professora na Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS.
  • 06/2010 - 06/2016

    Início dos mandatos conselheira Pioneira Sicredi RS
  • 07/2013 - 08/2017

    Atuação da ACSC (Mantenedora do Hospital Regina)
  • 02/2018

    Fundação da CMM Consultoria
  • 03/2018

    Docência na Pós-Graduação Feevale
  • 06/2018

    Início mandato Conselheira ASPEUR (Mantenedora Universidade Feevale)
  • 2019-2022

    Terceiro mandato Conselheira Sicredi Pioneira RS

Saiba mais sobre a CMM

A CMM é uma empresa especializada na prestação de serviços, preferencialmente para o Terceiro Setor. Ela nasceu da necessidade de profissionalização das entidades sem fins lucrativos – motivada pela rápida, consistente e crescente evolução deste segmento e das exigências governamentais.

A possibilidade das entidades sem fins lucrativos usufruírem de imunidades ou de isenções tributárias é resultado da estruturação de processos e de controles que permitam às entidades comprovarem adequadamente o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelas normas legais. Pode-se dizer, com tranquilidade, que esta necessidade de comprovação dos requisitos supera, em termos de controles e processos, as exigências burocráticas aplicáveis ao segmento empresarial com fins lucrativos.

Em paralelo às obrigações de natureza tributária, é imperativo que as entidades implementem controles adequados para uma gestão eficiente, pautadas na necessidade de constante mensuração do desempenho e na continuidade da sua missão. E neste contexto de sustentabilidade, cada vez torna-se mais importante a firmação de parcerias, das quais resulta a necessidade de controles e relatórios que demonstrem os resultados decorrentes dos recursos obtidos de fontes externas.